EMPÓRIO-BAR CATARINA VON BORA
local: São José dos Campos, SP
ano: 2022
“NOSSAAAAAA. QUE LINDO”. “O QUE É UMA VISÃO PROFISSIONAL. EU NUNCA TERIA ESSAS IDEIAS” (LARISSA E J. SALGADO)
UM EMPÓRIO-CHARCUTARIA E UM BAR COEXISTEM HARMONICAMENTE EM UM IMÓVEL DE APENAS 72 M2, NA CIDADE DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SENDO QUE O PÚBLICO DO EMPÓRIO É MAIS ELITIZADO QUE O PÚBLICO DO BAR E ESTE POR SUA VEZ, MAIS JOVIAL. O ESCRITÓRIO SABIA QUE COMPARTIMENTAR NÃO ERA UMA OPÇÃO DEVIDO AO POUCO ESPAÇO DISPONÍVEL PARA ACOMODAR AMBAS FUNÇÕES. A SOLUÇÃO ERA UNIR E SEPARAR AO MESMO TEMPO O EMPÓRIO DO BAR.
CATARINA VON BORA É A ESPOSA DE MARTINHO LUTERO E ESTÁ POR TRÁS DA DESCOBERTA DA CERVEJA, DAÍ O NOME DO ESTABELECIMENTO. O CLIENTE SE PREOCUPOU EM PESQUISAR A HISTÓRIA POR TRÁS DO MUNDO DA CERVEJA. COMUNICAR ESSE ESTUDO POR TRÁS, NA IDENTIDADE VISUAL DO EMPÓRIO, AGREGA VALOR À MARCA E MOSTRA QUE HÁ UM EMBASAMENTO POR TRÁS, CONTRIBUINDO TAMBÉM NA COMPOSIÇÃO DA AMBIENTAÇÃO DO LUGAR.
COMO EM TODO PROJETO DE ARQUITETURA COMERCIAL DESENVOLVIDO PELO ESCRITÓRIO, ESTRATÉGIAS DE VISUAL MERCHANDISING PARA AUMENTAR VENDAS, DE BRANDING PARA AGREGAR VALOR AO QUE SE VENDE E PSICOLOGIA DAS CORES FORAM APLICADAS. ALÉM DAQUELAS PARA OTIMIZAR O TRABALHO DOS FUNCIONÁRIOS E A PRODUTIVIDADE DELES, RESULTANDO NA NECESSIDADE DE CONTRATAÇÃO DE UM MENOR NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS PARA ATENDER AS DEMANDAS DO ESTABELECIMENTO, ATÉ PORQUE O HORÁRIO DE MAIOR MOVIMENTO DO EMPÓRIO NÃO COINCIDE COM O DO BAR. POR ISSO, AS FORMAS CURVILÍNEA DO BALCÃO E DA PAREDE QUE COMPÕE O BANHEIRO.
CONCORDA QUE A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE NO EMPÓRIO PRECISA SER DIFERENTE DA EXPERIÊNCIA NO SUPERMERCADO? O QUE FAZ O CLIENTE IR AO EMPÓRIO E NÃO AO SUPERMERCADO? POR ISSO, QUE A DISPOSIÇÃO DOS EXPOSITORES E A ILUMINAÇÃO DE APOIO FORAM PROJETADAS PARA DESPERTAR O INTERESSE E O DESEJO DAS PESSOAS.
DEVIDO A TIPOLOGIA DA RUA ONDE SE LOCALIZA O CATARINA, QUE É UMA RUA COM UM GRANDE MOVIMENTO DE VEÍCULOS E PEDESTRES, É IMPORTANTE QUE AS PESSOAS BATESSEM OS OLHOS E SOUBESSEM O QUE SE VENDE ALI, QUAL TIPO DE EMPÓRIO É PORQUE SE VOCÊ NÃO COMUNICA E SE O CLIENTE NÃO ENTENDE O QUE SE VENDE ALI, NÃO HÁ ATRAÇÃO E PORTANTO, NÃO HÁ VENDAS. POR ISSO EM PRIMEIRO PLANO, OS PRODUTOS EM DESTAQUE SÃO AS BEBIDAS E OS QUEIJOS, AS CARNES E OS SALAMES PENDURADOS NO PERFIL METÁLICO. IMAGINE APENAS EXPOSTOS NAS PRATELEIRAS, A IDENTIFICAÇÃO DO QUE SE VENDE ALI NÃO FICARIA COMPROMETIDA?

ANTES – SITUAÇÃO DO IMÓVEL