CASA PÔR DO SOL

local: Fazenda Itapety, Mogi das Cruzes, SP

ano: 2023-2024

“EU E MEU MARIDO ESTÁVAMOS EM BUSCA DE UM ARQUITETO. NÓS VIMOS O PROJETO DA CASA OÁSIS E GOSTAMOS. É UMA CASA AMPLA, ÚNICA QUE OS OUTROS ARQUITETOS DA REGIÃO NÃO FAZEM. O QUE MAIS GOSTO DA MINHA CASA É A LEVEZA QUE NÃO SEI EXPLICAR, MAS QUE GOSTO MUITO” (DÉBORA S.)

UM VOLUME POUSADO SOBRE OUTRO. É ASSIM QUE A CASA É LIDA, DANDO A ELA UM CARÁTER DE EXCLUSIDADE, DIFERENTE DE TODAS AS CASAS DO ENTORNO.

LINHAS PURAS E MATERIAIS NATURAIS DEFINEM A IDENTIDADE VISUAL DA CASA PÔR DO SOL. PEDRAS NATURAIS, MADEIRAS E PAREDE VERDE. REPARE QUE TAMBÉM HÁ UMA CONVERSA MUITO INTERESSANTE COM OS MOBILIÁRIOS MAIS MODERNOS E CONTEMPORÂNEOS. GRANDES ESQUADRIAS DE ALÚMINIO CRIAM A TOTAL INTEGRAÇÃO DA ÁREA EXTERNA COM A ÁREA INTERNA, COMO SE A VOLUMETRIA ABRAÇASSE A ÁREA EXTERNA, GARANTINDO ILUMINAÇÃO NATURAL E VENTILAÇÃO CRUZADA. PARA OS DIAS MAIS FRIOS, NÃO PODERIA FALTAR A LAREIRA QUE NO CASO, OS CLIENTES OPTARAM PELA ECOLÓGICA.

O QUE EU, PARTICULARMENTE, MAIS GOSTO DESSA CASA SÃO AS VARIAÇÕES DO OLHAR QUE ENRIQUECEM A EXPERIÊNCIA DO MORAR. 

DO PÔR DO SOL A OLHAR PELAS JANELAS DA SALA E TER A EXPERIÊNCIA DE QUE O VERDE ESTÁ PRESENTE, DAS TEXTURAS NATURAIS E DAS AÇÕES ACONTECENDO NA SALA OU NA ÁREA EXTERNA, ENQUANTO VOCÊ ESTÁ NA COZINHA. UMA DAS PARTICULARIDADES DESSE TERRENO É QUE A VISTA DO PÔR DO SOL É MUITO MARCANTE E CLARO, QUE A CONTEMPLAÇÃO DO PÔR DO SOL PRECISAVA SER INCORPORADA AO PROJETO. ISSO ACONTECE PORQUE A FACHADA VOLTADA PARA A RUA ESTÁ À OESTE. REPAREM NA CADEIRA, ALI NO ALTO, EXATAMENTE PARA OS MORADORES VIVENCIAREM ESSA VISTA.

INCLUSIVE, OS BRISES DA SALA NASCERAM COMO SOLUÇÃO PARA BARRAR PARTE DA RADIAÇÃO SOLAR QUE INCIDE NESSA FACHADA OESTE E QUE ACABARAM AGREGANDO MUITO AO PROJETO PORQUE AO ABRIR OS BRISES HÁ A SENSAÇÃO DO VERDE ENTRANDO, SEM QUE TENHA NENHUMA PLANTA NA SALA FISICAMENTE FALANDO. ESSA SENSAÇÃO NENHUM REVESTIMENTO CONSEGUE PROPORCIONAR. SENSAÇÃO DE PAZ, REFÚGIO E EXCLUSIVIDADE. 

TECNICAMENTE FALANDO, A VOLUMETRIA TAMBÉM FOI CONSEQUÊNCIA DESSA FACHADA À OESTE. MENOS SUPERFÍCIES NA FACHADA OESTE SIGNIFICA UMA CASA MAIS FRESCA, MENOR DEPENDÊNCIA DO AR CONDICIONADO E MENOS ENERGIA GASTA PARA REFRIGERAR OS AMBIENTES. AO MESMO TEMPO QUE OS QUARTOS ESTÃO VOLTADOS PARA FACHADA DE MAIOR INCIDÊNCIA SOLAR, COM O OBJETIVO DE MAXIMIZAR A ENTRADA DE LUZ NATURAL, MAS AO MESMO TEMPO COM CONTROLE DA LUMINOSIDADE POR MEIO DO FECHAMENTO DE MADEIRA RIPADA DE FREJÓ. JÁ AS ÁREAS DE MENOR PERMANÊNCIA COMO CORREDORES E BANHEIROS ESTÃO VOLTADOS PARA A FACHADA SUL. UM CUIDADO ADOTADO FOI GARANTIR QUE AS ÁREAS DE MAIOR USO COMO ÁREAS SOCIAIS E QUARTOS TENHAM AS MELHORES VISTAS PARA A ÁREA VERDE, AGREGANDO NA QUALIDADE DE VIDA DOS MORADORES, PRINCIPALMENTE NA DOS FILHOS ADOLESCENTES QUE PASSAM BOA PARTE DO DIA EM CASA.

“ARQUITETURA É COISA PARA SER VIVIDA” (LUCIO COSTA)

O QUE SUA CASA PERMITE QUE VOCÊ VIVENCIE? COMO É VIVER NELA? É NA ETAPA DE PROJETO QUE SE DEFINE ISSO. UM PROJETO SEM ESSAS DIRETRIZES SIGNIFICA QUE VOCÊ VAI TER QUE CONVIVER COM ISSO POR ANOS. POR ISSO, SEMPRE BUSQUE UMA ARQUITETURA PARA SER VIVIDA E NAS POSSIBILIDADES QUE ELA TE PROPORCIONARÁ.